00:00:00

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

RENATO WANDERLEY E O INTERESSE PELO XADREZ

O xadrez não é apenas uma arte. É também uma ciência. A criatividade, paciência e capacidade de raciocínio são pontos fundamentais paraconduzir o enxadrista ao êxito de uma disputa. O radialista Renato Wanderley começou a se interessar pelo xadrez na década de oitenta, porém, devido a falta de incentivo, passou alguns anos sem jogar. Ele voltou a praticar o xadrez em 2007 e embora não tenha alcançado um nível maior, se sente satisfeito ao desenvolver este fantástico jogo. Infelizmente, o xadrez no Ceará ainda não alcançou uma maior popularidade, mas acredita que através do trabalho posto em prática por algumas entidades, o chamado jogo dos reis ganhará mais espaço, aumentando o interesse das futuras gerações.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

ADÍSIA SÁ COM A MESMA PAIXÃO PELO JORNALÍSMO


Professora, escritora e jornalista Adísia Sá caminha para os 80 anos, com a disposição inabalável (essa, do espírito). Ainda traz, da mocidade, o gosto pelo vinho do Porto, pelo jornalismo e, principalmente, pela vida. Leitora de Aristóteles, Maquiavel e Santo Agostinho, para citar os de sempre, ela mesma escreve, dia a dia, sua filosofia. ``Não há vida após a morte. Daí porque a missão do ser humano é a missão histórica``, ensina, na entrevista concedida, ao programa Debates Especiais Grandes Nomes, da TV O POVO. Um casamento é pouco para limitar a relação entre Adísia Sá e o jornalismo. O jornalismo lhe foi um amante, na amplidão do termo. Tanto que, depois dos 50 anos de convivência, ela ainda o quer com a intensidade dos primeiros encontros. ``Eu me encontrei na filosofia e no jornalismo. Vou fazer 80 anos e tenho pedido a Deus que Ele, a me tirar, eu esteja fazendo um artigo para o jornal``. Adísia Sá é do tempo das redações a todo o vapor pelas máquinas de escrever. De um aprendizado na rua, nas madrugadas. É do tempo do diploma de jornalista. De um diploma dito assim: ``Acho necessária, a formação específica. Agora, se alguém vai sair bom (da universidade), depende do aluno. O mínimo que se aproveita, num curso de faculdade, é a convivência heterogênea com pessoas dos mais diferentes rincões``. Adísia Sá nasceu em uma fazenda, na localidade de Tapuio (distrito de Cariré, no norte do Estado, a 272 quilômetros de Fortaleza), no dia 7 de novembro de 1929. Em 1994, Adísia Sá inaugura a função de ombudsman no jornal O POVO. Exerceu a função em 1995, 1997 e 2000. Também em 1998 e 1999, ocupou o mesmo posto na então rádio AM do POVO. Hoje, é ombudsman emérita do O POVO.

domingo, 20 de setembro de 2009

Dezesseis estados já com Conferências de Comunicação


Dezesseis estados já convocaram suas Conferências de Comunicação, que deverão começar já no início do mês de outubro. A informação é da Comissão Nacional Pró-Conferência de Comunicação, que obteve a confirmação dos governos de Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Sergipe.Segundo a entidade, a Assembléia Legislativa de Goiás já anunciou que a conferência daquele estado será convocada nesta segunda-feira, dia 21. A preocupação é de que estados como São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Amazonas, por exemplo, ainda não marcaram as suas. O prazo final para realização dessas etapas estaduais acaba no dia 8 de novembro. A situação dos estados que ainda não convocaram suas conferências de comunicação será o principal item da pauta da reunião da Comissão Organizadora da 1ª Conferência Nacional de Comunicação, marcada para a próxima quarta-feira. "Vamos tentar conversar com os governos desses estados antes de analisar que contribuições poderemos dar para que as etapas estaduais se realizem", disse o consultor jurídico do Ministério das Comunicações, Marcelo Bechara, presidente da Comissão Organizadora da Confecom.